Anúncios

Valença: 23ª CIRETRAN retoma suas atividades de fiscalização no município

A operação foi realizada em parceria com o DMTRAN e a Guarda Civil Municipal.

A 23ª CIRETRAN realizou na manhã desta sexta-feira (12), uma operação de rotina, no Centro da cidade de Valença, Baixo Sul baiano. A operação teve como objetivo, atuar nas ruas da cidade para garantir a segurança no trânsito, através de ações como verificação de equipamentos obrigatórios nos veículos, regularidade de documentação dos condutores, além de orientações aos motoristas e motociclistas.

A blitz foi realizada pela equipe da Circunscrição, em parceria com o DMTRAN e Guarda Civil Municipal (GCM), e autuou dezenas de condutores que se encontravam em situação irregular.

Situações aparentemente simples, como o não uso do cinto de segurança, o transporte de pessoas na área externa do veículo, a condução de passageiros maior do que a capacidade e a ausência de documentos e do lacre do DETRAN (apenas em placas antigas), foram motivos suficientes para aplicação de multas e retenção de carros e motos.

Carros e motocicletas foram removidos para o pátio do DETRAN (Foto: Késsia Campos)
Carros e motocicletas foram removidos para o pátio do DETRAN (Foto: Késsia Campos)

Segundo Davi Guimarães, Coordenador Geral da CIRETRAN em Valença, apesar de não ter tido uma quantidade significativa de remoção de veículos e de aplicação de multas, a ação foi suficiente para conduzir os motoristas e motociclistas, a proceder corretamente no trânsito.

“Esse tipo de operação deve ser algo rotineiro no trânsito em todas as cidades com grande fluxo de veículos e pessoas, haja vista que Valença concentra maior parte dos órgãos estaduais, tornando o fluxo de veículos e pessoas ainda maior”, ressaltou Davi.

Davi Guimarães - Blitz da 23 CIRETRAN em Valença (Foto: Késsia Campos)
Davi Guimarães – Blitz da 23 CIRETRAN em Valença (Foto: Késsia Campos)

O Coordenador ainda enfatizou a necessidade do cumprimento das leis que estão presentes no Código de Trânsito. Para ele, é de fundamental importância, que os mínimos detalhes sejam observados dentro e fora do veículo, para que não haja riscos de constrangimentos em via pública.

O Código de Trânsito Brasileiro diz que a presença do lacre nas placas antigas de motocicletas é obrigatória [exceto nas placas novas, que trabalham com a tecnologia do QR Code]. A ausência desse lacre já configura uma autoridade de remoção do veículo para o pátio. Vimos alguns veículos sem o lacre na placa e removemos. É lei e estamos aqui para cumprir. É o nosso papel. De início, as pessoas podem estranhar, mas com certeza, vamos intensificar as ações. Fizemos tudo dentro do padrão. Não lesamos ninguém, não tratamos ninguém mal, só queremos educar o nosso trânsito”, ressaltou Guimarães.

DETRAN atuando no município de Valença. (Foto: Késsia Campos)
DETRAN atuando no município de Valença. (Foto: Késsia Campos)

Davi afirmou à nossa redação ainda, que nos próximos dias, esses tipos de operação e abordagens serão constantes no município e garantiu que essas ações preventivas, serão realizadas com o intuito de educar o trânsito, evitando constrangimentos aos condutores.

O objetivo é que haja pelo menos, uma ação desse tipo por semana, em dias, horários e locais alternados, mas tudo feito de forma estratégica. Estávamos sem o material necessário para a realização dessas ‘blitzen’, mas agora que recebemos os malotes, estaremos operando em alta, para garantir um trânsito seguro, tanto para os motoristas, quanto para motociclistas, ciclistas e pedestres”, frisou.

Para o mês de maio, a Circunscrição já está se preparando para a campanha “Nós somos o trânsito”, do Movimento Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o país. Neste mês, as operações serão realizadas em conjunto com o apoio do DETRAN-Ba e em parceria com outros agentes e departamentos de segurança, a exemplo da Polícia Militar, DMTRAN e Guarda Civil Municipal.

Anúncios

One thought on “Valença: 23ª CIRETRAN retoma suas atividades de fiscalização no município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.