Anúncios

Programa Idiomas sem Fronteiras ensaia encerramento na Bahia

Na Bahia, o Programa ofertava cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano e Português para estrangeiros nacionalizados.

O Centro de Ciências de Saúde – CCS, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano campus Santo Antônio de Jesus (UFRB SAJ), anunciou na manhã de hoje (10) em suas redes sociais, o cancelamento do Processo Seletivo para novos professores de língua inglesa e o cancelamento da abertura de novas turmas para os cursos do Programa Idiomas sem Fronteiras (Inglês), do Governo Federal.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do CCS – UFRB, o Programa na modalidade presencial suspenderá atividades adicionais que já estavam previstas, devido ao contingenciamento de recursos, publicado no decreto 9.741/19 em abril deste ano, no âmbito do Ministério da Educação, permanecendo apenas a turma que já está em andamento.

Na Bahia, o Programa ofertava cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano e Português para estrangeiros nacionalizados, nas modalidades presencial, semipresencial e EaD, além dos testes de língua estrangeira (teste de nivelamento e teste de proficiência).

Todos os locais de oferta foram atingidos pelos cortes

Além do campus da UFRB de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, cidade sede da Reitoria da Universidade, também vem sofrendo com o contingenciamento. Atualmente, a previsão do Núcleo de Línguas (NuCli) da UFRB, é apenas de finalização das últimas turmas já iniciadas em cada campus.

De acordo com informações de Técnicos lotados no Núcleo, apenas o CCS – UFRB (Santo Antônio de Jesus) estava ofertando vagas para Inglês sem Fronteiras na modalidade presencial. Em todos os outros campi, o curso já estava suspenso.

Plataforma on-line do Idiomas sem Fronteiras continua para a língua inglesa

A permanência do My English Online (MEO), curso de inglês on-line ofertado pelo programa Idioma sem Fronteiras (na modalidade Inglês sem Fronteiras), parece ser garantida por enquanto.

O MEO foi desenvolvido pela Cengage Learning e pela National Geographic, visando potencializar o idioma do estudante e prepara-lo para o teste de nivelamento, que é uma das portas de entrada para a participação nos cursos presenciais do Programa.

A alocação do aluno no nível mais adequado é feito pelo próprio sistema do curso on-line, que realiza um teste de nivelamento assim que o candidato finaliza o seu cadastro na plataforma.

Conheça os locais onde ainda estão sendo ofertados os cursos do Programa Idiomas sem Fronteiras

  • IFBaiano Campus Santa Inês – Inglês
  • IFBA – Campus Salvador – Inglês
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Português, Francês, Espanhol e Inglês
  • Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)– Português, Francês, Espanhol e Inglês
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Português, Francês e Inglês
  • Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – Espanhol e Inglês
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) – Inglês
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Inglês
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Português, Italiano, Inglês e Alemão

Saiba mais sobre o Programa Idiomas sem Fronteiras

Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criado em 2012, durante o Governo da ex-Presidente Dilma Rousself, por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras, a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), que tinha como Ministro Fernando Haddad, para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal.

O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para profissionais do ensino de línguas estrangeiras. Para o Programa Ciências sem Fronteiras, encerrado em 2017 durante o governo de Michel Temer, o Idiomas sem Fronteiras era requisito principal.

Anúncios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.